Início » Reportagens » Você “Mataria” Uma Pessoa Para Salvar Outras Cinco?

Você “Mataria” Uma Pessoa Para Salvar Outras Cinco?

Mudamos para:

http://estrondo.org/

Anúncios

6 pensamentos sobre “Você “Mataria” Uma Pessoa Para Salvar Outras Cinco?

  1. Embora seja caminhar sobre o difícil e divergente campo da ética, em ambos os casos você pode alterar o evento optando pela escolha de 5 ou 1 ser morto, mas porque um único sujeito tem que pagar pelos cinco diante de um evento que não tem nenhuma relação com nossa escolha ética ou moral? Penso que se alterarmos os rumos optando pela vida dos cinco em detrimento de um, ai sim, estaríamos cometendo uma ação contra a vida de alguém que não tem a culpa de, diante da situação, ser apenas um e por isso precisa morrer em detrimento dos cinco que estão diante de um evento imprevisível da qual não está sob nosso controle.

    De qualquer forma esse dilema é muito bom quando se quer causar inquietação nas pessoas, há muito tempo não lembrava dele 😉

  2. A diferença entre os dois casos é a mesma entre matar com uma arma ou com uma faca/mãos/brutalmente, etc.
    A ação direta requere maior envolvimento, engajamento, sentimento. Portanto acredito eu que é da mesma forma que reagimos diferentes quando ouvimos duas manchetes “Marido mata mulher com um tiro de 38” e “Marido esfaqueia mulher 72 vezes”. Esse sentimento de que exige um esforço maior para causar a morte é que causa essa “hesitação emocional”… É como se a culpa fosse maior se você tiver que se envolver ativamente do que simplesmente tiver que “deixar acontecer” (no caso da alavanca).

    O artigo é muito interessante 🙂

  3. Pingback: Era capaz de matar 1 pessoa para salvar 5? « Micaman’s Thoughts

  4. Em ambos os casos o ACASO iria prevalecer, uma coisa é pessoas serem vítimas do acaso, outra é uma pessoa ser minha vítima. Se ambos são inocentes não determinarei quem deve ser punido. O acaso determina. A troco de quê eu mataria um inocente para salvar 5? Heroismo?…não. (A vida é dura, nego!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s