Início » Reportagens » FILOSOFIA E SOCIOLOGIA nas ESCOLAS

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA nas ESCOLAS

Sancionada a lei que torna o ensino de Sociologia e de Filosofia obrigatório do currículo oficial do ensino médio.

Considero um avanço grandioso!

O importante em uma escola é ensinar a pensar, coisa que não acontece há muito tempo no ensino público do Brasil, digo até que em muitas escolas particulares também, já que nestas o importante, muitas vezes, são as mensalidades ou o nível financeiro dos pais dos alunos e não propriamente o ensino.

Em minha opinião, é uma luz que surge no fim do túnel. Quando assistimos ao Jô ou quando lemos matérias em jornais e principalmente em blogs, vemos que a piada se tornou matéria obrigatória nas escolas, tai o ENEM, com suas famosas pérolas, para comprovar: Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam” ou “A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão”, e milhares de outras respostas de “alto nível” que estamos acostumados a ouvir ou ler. É engraçado sim, porém tragicômico.

Outro dia, assisti a um documentário muito bom na TV Escola sobre o ensino na França, onde crianças, ainda no jardim de infância, são orientadas a pensar, a terem uma opinião sobre determinado assunto, a questionarem seus pais sobre a função e a existência das coisas.

Mas para que isso dê certo no Brasil, o poder público terá de garantir não só professores capacitados, mas oferecer material de apoio para atender a demanda de todas as escolas públicas do Brasil.

Um abraço a todos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “FILOSOFIA E SOCIOLOGIA nas ESCOLAS

  1. Depende de como os temas serão tratados. A medida tem boas intenções, mas com certeza será um enorme fracasso se os professores tornarem a assumir a postura moralista de sempre e bombardearem os alunos com discussões improfícuas sobre “sexo, aids e drogas”, que é o que os meus professores de Filosofia fizeram no meu ensino médio. Totalmente inútil.

    E ainda, QUANTOS alunos de ensino médio têm cabeça suficiente para estudar e compreender Platão, Aristóteles, Sócrates, Heráclito, Heidegger, Weber, Marx, Engels, Betinho, Gilberto Freire e tantos outros pensadores?

    Seria melhor reestruturar a educação desde o seu início, realmente obrigando crianças a pensarem desde pequenas, em vez de adotar medidas paliativas como essa, que só causam polêmica e aumentam a audiência da TV cada vez que esse assunto vem a público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s